KoromoMatsuri é um festival que acontece a cada ano no terceiro sábado e domingo de Outubro no Jinjya (templo xintoísta) de Koromo.
Este festival tem como forma de agradecimento ao deus pela colheita que teve no ano e desejando fartura para a próximo ano, já que acontece em outubro, quando já está em outono e o Japão antigo se preparava para o inverno.
O nome Koromo vem da cidade antiga antes de ser chamado de Toyota.
O nome da cidade foi alterado para Totota em 01 de janeiro de 1959 pelo prefeito da cidade de Koromo em homenagem ao dono da Toyota motors corporation (marca de carro) que levantou a cidade que estava em crise. Este festival é datado desde 1624 (era Edo), que após anos de passagens tiveram algumas mudanças na celebração passando então os 8 distritos da cidade também a participar do evento, exibindo os seus carros puxados pelas pessoas.
Atualmente o evento tem a um site próprio onde pode acompanhar por GPS a localização exata dos carrinhos pela cidade.
O evento acontece em dois dias, sendo o sábado (chamado de shingakusai), que as pessoas se reúnem as 5h da manhã para a reza no templo, após a reza cada distrito puxa seu carro pela cidade festejando e a noite é feito o ritual chamado de Mairi, onde o pessoal dão sete voltas em torno da rota do templo com uma lanterna.
Esta celebração de sábado acontece até meia noite.
No domingo (chamado de hongakusai) é a festividade principal.
Já de manhã os carros de cada distrito se reúnem no templo para fazer as sete voltas e durante o dia acontece, danças, músicas comes e bebes, tendo a noite, os fogos de artifício no rio yahagi próximo ao evento. A atração principal são os oito carros enfeitados representando cada distrito, onde homens gritam "oissa oissa" sem parar e jogam vários confetes pelas ruas. A cada ano tem um carro principal que é chamado de Hanaguruma.
Veja como foi o matsuri no sábado (19/10/2019)
Fontes:
Site Oficial: http://koromomatsuri.com/
Comments