Imagino que já tenham visto algumas imagens ou vídeos sobre os onsens, aquelas águas termais que só de olhar transmite calma e paz.
Esta paixão de longa data por onsen já é cultural e não existe época para entrar em um onsen.
Questão geográfica
O Japão é um país com a maior rotas termais do mundo, fazendo com que o país seja um paraíso destas fontes, totalizando 27.000 fontes, com a vazão de 2,6 milhões de litros por minuto.
As instabilidades geológicas e climáticas do país faz com que mais destas fontes surgem ao longo dos anos.
Categorização
Os onsens são categorizadas por suas temperaturas e propriedades da água. Para ser considerado um onsen, a temperatura deverá ter no mínimo de 25ºC e ter 19 ou mais componentes químicos.
As temperaturas são divididas na seguinte forma:
Frio/Reikousen (冷鉱泉): Abaixo de 25ºC
Baixo/Tei-onsen (低温泉): de 25ºC até 33ºC
Médio/Onsen (温泉): de 34ºC até 42ºC
Alto/Kō-onsen (高温泉): acima de 42ºC
Os japoneses consideram a temperatura alta (高温泉) o ideal para o banho.
E este tipo de onsen correspondem a 47% das fontes termais existentes no país.
História
Como já informado, esta paixão vem desde outras Eras.
O Japão antigamente eram divididas em vários "países" dentro da ilha do atual Japão. Nesta divisão existia um país chamado Izumo no Kuni, que hoje fica próximo a região do Estado de Shimane na cidade de Izumo.
Em 713, foi feito um Fudoki da região. (Fudoki é uma descrição ou relato sobre a geografia e a cultura local)
Nele estava escrito sobre as várias fontes que existia no local, próximos à rios e a costa. Informava também que as pessoas; sejam eles velhos, crianças, homens ou mulheres, reuniam-se para banhar nas águas, acreditando que a fonte tinha o poder de cura e de rejuvenescimento.
Esta crença tornou o banho popular nesta época por não haver medicamentos e nem cosméticos, buscando uma fonte alternativa de tratamentos.
Também nos períodos de xogunato teve relatos de banhos "milagrosos" que passou a ser chamado de "isshūkan hito meguri". Para obter melhor os benefícios do onsen, passava uma semana próximo ao local de banho.
Fatos científicos
Porém, as crenças não é somente uma invenção da época, pois há todo uma base científica por trás da sensação de "limpeza" do corpo.
O efeito de uma fonte termal é basicamente feita através da "estimulação". Vários componentes químicos penetram no corpo humano e promovem a secreção de hormônios.
Quando você entra no banho, a pressão sanguínea sobe, a freqüência cardíaca aumenta e o nível de açúcar no sangue também aumenta.
Em seguida, para corrigir essa condição, o próprio corpo reduz a pressão arterial , a freqüência cardíaca e o nível de açúcar no sangue. Desse modo, O corpo entra em um estado estável de equilíbrio, dando a sensação de cura, alívio e limpeza. Antigamente era sentido os benefícios no corpo e era atribuído ao misticismo, hoje é explicado pela ciência. Claro, o que não muda todo o clima de paz interior neste locais.
Regras do onsen
As casas de banhos termais no país são divididos entre hospedagens, em spas ou em banhos públicos.
As hospedagens existem banhos particulares e banho em conjunto, mas normalmente está próximo à natureza.
Os Spas são lugares apenas para banhos e descanso. Poder ser ao céu aberto ou não.
Já os banhos públicos são os banhos mais baratos para que a população desfrute dos onsens. Algumas estão situadas no meio da cidade.
Todos eles têm regras para entrar no banho que devem ser seguidos.
Antes de entrar no banho, deve se lavar para que no momento de entrar no onsen o corpo esteja limpo;
Ainda antes de entrar no onsen, deve se fazer o kakeyu: jogar a água do onsen no corpo para retirar os resto das sujeiras (como a dos pés) e também para que o corpo se "acostume" com a temperatura;
Prender o cabelo para que não fique solto (para quem tem cabelos compridos);
Não deve entrar de roupa e nem com toalha. toalha deve ficar na beirada do onsen; Neste item pode ser diferente dependendo dos locais. Há locais que permite entrar com roupa de banho, por exemplo.
Não deve esfregar o corpo dentro da água;
Não deve correr em volta do onsen e nem entrar de forma abrupta. Lembre-se que deve sempre pensar nas outras pessoas que estão no local;
Como na regra acima, para não incomodar as pessoas que estão na água, não deve nadar dentro da água (bater as mãos e os pés);
Pessoas com tatuagem não devem entrar. A tatuagem é relacionado ao Yakusa (máfia japonesa) Existe locais que permitem a entrada, porém é raro.
Mas calma, para quem se assustou com a regra da vestimenta, os banhos compartilhados são divididos por gêneros.
Muito cuidado também com o tempo que fica no banho, pois o calor abaixa a pressão e pode fazer com que perca a consciência. Então ao perceber que já está ficando mais "relaxado" é bom levantar, tomar um ar fresco e tomar algum líquido.
Sobre a tatuagem, aos poucos está sendo mudada a cultura por haver muitos estrangeiros (e até japoneses) que têm tatuagens e são privados de experimentar o onsen.
A prefeitura de Oita lançou em seu site para estrangeiros, a lista de 100 onsens que permitem a entrada de pessoas com tatuagem. Tudo isso para acolher a equipe de Rugby em 2019 (Oita será a sede da copa mundial). Para quem quiser acessar o site, clique aqui.
O GajinPot Travel listou os 15 melhores onsens para se desfrutar no inverno. Para acessar o site, clique aqui.
Fontes:
MATSUDA, Tadanori - https://www.nippon.com/ja/views/b04702/
DISARO, Alexandre - Onsen - tudo sobre as fontes termais do Japão. 26/03/2016 - http://www.viveraviagem.com.br/onsen/
KANZAKI, Noritake - História cultural japonesa de onsen - http://www.mizu.gr.jp/kikanshi/no22/01.html
Comments