O festival de Tanabata nasceu a partir da tradição chinesa de orar pela qualidade de tecelagem e costura no sétimo dia do sétimo mês.
No japão, passou a ser celebrado pelos nobres no período Heian (794 a 1185). As pessoas do palácio faziam oferenda de frutas, verduras e frutos do mar e apreciavam as estrelas, com músicas e poemas.
Acreditavam que o orvalho das folhas de Taro (espécie de inhame) eram gotas da Via Láctea, então faziam a tinta do pincel com o orvalho, escreviam poemas nas folhas de bambu e faziam-se desejos. O bambu no Japão sempre foi tratado como símbolo de árvore sagrada.
Esta comemoração continuou no período Edo (1603-1868) e se espalhou a tradição em todo o território, só que ao invés de poemas, escreviam desejos em tiras de papéis em 5 cores de cada elemento:
木 (árvore) = 緑 (verde)
火 (fogo) = 赤 (vermelho)
土 (terra) = 黄 (amarelo)
金 (ouro) = 白 (branco)
水 (água) = 黒 (preto)
Neste período surgiu a lenda do casal Orihime (Estrela Vega) e Hikoboshi (Estrela Altair), rezavam-se também para que os dois se encontrassem em segurança.
Lenda da Orihime e Hikoboshi
"Orihime era a filha de um poderoso deus do reino celestial.
Certo dia, estando diante de seu tear, viu passar um rapaz conduzindo um boi, e por ele se apaixonou.
O pai consentiu o casamento dos dois jovens. Porém, casados e totalmente dominados pela paixão, ambos descuidaram-se de seus afazeres normais.
Foi então que, o pai indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea. Ele permitiria que, entretanto, o casal se reencontrasse apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprisse à ordem do pai, que era atender os pedidos vindos da Terra. " (site: Cultura Japonesa).
As duas estrelas, Vegas e Altair ficam em lados opostos na Galáxia.
O Festival nos dias atuais
Atualmente os festivais perderam o misticismo passando a ser uma data comercial afim de atrair turistas de todo o Japão. Cada cidade ou Estado têm suas particularidades e atrações.
Nesta época do ano ocorrem vários festivais de verão, Tanabata é apenas um deles. Não tem uma regra de vestimenta para os festivais, mas principalmente as mulheres vão aos festivais de Yukata (kimono de verão).
O festival é enfeitada com vários bambus e enfeites feito em papel.
As datas variam com o calendário novo e o antigo. Se seguir no calendário utilizado atualmente a data seria 07 de Julho, porém como este período é uma época de chuvas no Japão, os festivais acontecem com base no calendário antigo, passando a ser no dia 07 de Agosto.
Decorações
Tsuru (Oridzuru) / Mil Tsurus (senbadzuru) Representa a longevidade.
Biruta (fukinagashi) Representa a linha de costura da Orihime desejando melhoras na habilidade de costura.
Rede (Amikazari) Representando a rede de pescaria tem o significado e o desejo de ter boas pescas.
Carteira (Saifu)
É feita com dobraduras em papel, mas há casos que se pendura carteiras de verdade.
Significa a fortuna.
Vestimentas(Kamiko) É feito um kimono com dobraduras em papel, tendo o desejo de não ter preocupações com vestimentas, mas também tem o desejo de que o boneco absorva todo o infortúnio das pessoas.
Lixeira (kuzukago) São colocados restos de papéis utilizados para fazer a decoração em um "cesto". Significa a organização e nutrição da mente.
Tiras de Papel (Tanzaku) Surgiu a partir da representação dos cincos elementos.
São tiras utilizadas para escrever os desejos.
Commentaires